Capão Redondo - História do bairro de São Paulo Veja agora

Capão Redondo a História do bairro de São Paulo

Cadastre o seu E-mail abaixo, enviaremos os melhores posts toda semana.


Conheça a este história do Bairro de São Paulo – Capão Redondo

Tag: #CapãoRedondo #Históriadobairro #SP

O nome de Capão Redondo foi dado ao bairro por seus primeiros moradores; o motivo que os levou a usarem esta denominação para o local foi existir, nesta região, um capão de araucárias, bem redondo, com cerca de cinquenta quilômetros de circunferência.


Assista o vídeo Capão Redondo – História do bairro de São Paulo – SP


Capão Redondo - História do bairro de São Paulo Veja agora
Capão Redondo – História do bairro de São Paulo Veja agora

Foto/Reprodução: Jeferson Russel


O bairro surgiu não muito distante de Guavirituba, atual M Boi Mirim, nas imediações da Represa Guarapiranga, onde, segundo depoimento oral de antigos moradores do Jardim Ângela, gente que residia e trabalhava no centro da capital paulista se aventurava caçando, pescando e acampando na região praticamente despovoada dos sertões de Santo Amaro na segunda década do século XX.

A primeira ocupação do Capão Redondo aconteceu nas imediações do Parque Santo Dias e da EMEF Ricardo Vitiello, nas confluências das Avenidas Solidariedade e Marmeleira da Índia com a Avenida Ellis Maas (que leva o nome de um dos diretores do Collegio Adventista, atual UNASP). A partir de 1915 foi construído um grande complexo de represas que existiu até os anos 1960. Hoje, é possível apenas visualizar a cohab adventista, duas avenidas e um córrego bem poluído a céu aberto, denominado Moenda.

O distrito possui hoje uma infinidade de escolas, tanto privadas quanto publicas. No distrito se localizam atualmente seis Escolas Adventistas, as escolas do Alvorada, Valo Velho, Campo de Fora, Jardim das Palmeiras, Jardim Lillá e Vila das Belezas, e os Colégios Adventistas Ellen White e Campo Limpo. Além da Universidade Adventista de São Paulo, UNASP. O distrito possui ainda os colégios católicos São Luiz de Gonzaga, São Vicente de Paulo e Santa Isabél; e os privados Perspectiva, Prisma, Morumbi Sul, Seiva e o Externato Elvira Ramos (O Colégio Elias Maas fechou em 2012). Há vários colégios estaduais e municipais, tais como o Colégio Afis Gerbara e Joiti Hirata.

Se você quiser ver outros comentários sobre este vídeo diretamente no Youtube, no canal Jeferson Russel ou procure nas buscas pelo titulo: Capão Redondo – História do bairro de São Paulo – SP.

Segue abaixo a descrição do vídeo feito pelo Jeferson Russel.
Capão Redondo é um distrito pertencente à subprefeitura do Campo Limpo, na região sudoeste do município de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil.

Estamos sempre criando novas postagens de diversos assuntos interessantes que você com certeza vai gostar.

Curta e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Um forte abraço.

Eliel Nogueira


Referência / Créditos / Vídeo / Imagens:
[Jeferson Russel] Jeferson Russel
wikipedia  https://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%A3o_Redondo

(V 1.938, 1 VT)


Cadastre o seu E-mail abaixo, enviaremos os melhores posts toda semana para você.

Um comentário sobre “Capão Redondo a História do bairro de São Paulo

  1. Sou da época que Av.Elis Maas era larga e com muitas casas, ia para o Colégio Adventista do capão Redondo a pé desde o morro do S, Jd. Itaóca, e a Super bom era imensa e havia a frente da Fábrica ja na Estrada de ITAPECERICA o restaurante e Supermercado da fábrica, caminhando mais para o Valo velho, via desde a Superbom, plantações de maracujá que se entendiam até quase o IAE, onde via todos os dias as vacas Holandesas pastando no colégio, maravilhosa época, em que não havia quase asfalto e que os trechos que caminhávamos até em casa era constituídos de mata e eucalipto, maravilhoso, tempos maravilhosos que não voltam mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *